quarta-feira, 22 de maio de 2013

Educação a Distância: Educação que queremos.



Cursista: Renecy Neves Ferreira
Município: Macapá
Data: 26/04/2013
Educação a Distância: Educação que queremos.

A Educação a Distância nos permite um leque de possibilidades pedagógicas para melhorar a dinâmica do contexto sala de aula. Para tanto, o professor precisa acompanhar os avanços da nova tecnologia que exigirá da escola atitude, nova postura diante das propostas pedagógicas, planejamento, que contribuirá de forma significativa para o desenvolvimento do Processo Ensino Aprendizagem.
Atualmente, as escolas estão se conectando a internet a passos lentos , pois nos falta uma tecnologia mais sofisticada como a internet de banda larga. Segundo Moran “a Educação Universal e de qualidade é percebido hoje como condição fundamental para o avanço de qualquer país.” Nesta perspectiva, de educação de qualidade torna-se necessário que as escolas tenham o mínimo de estrutura para estimular, cativar, conquistar assim como apontar novos caminhos e novas possibilidades de conhecimentos com alternativas de proposta de aulas diferenciadas como aulas on-line em que segundo Moran “o professor participa de formas diferentes e exerce papéis diferentes em diferentes situações que se lhe apresentam na educação on-line.”
Diante disso, percebemos o modelo tradicional de se ensinar e aprender que se limita em uma sala de aula com poucos recursos tecnológicos. Porém, a Educação que queremos é de uma escola conectada que possa contribuir com o processo ensino aprendizagem, facilitando a pesquisa assim como personalizando o processo.
Dessa forma, formaremos alunos pesquisadores e leitores com acesso a diferentes culturas e conhecimentos, pois segundo Moran “o professor  não pode acomodar-se, porque a todo momento surgem soluções novas e que podem facilitar o trabalho pedagógico com os alunos e assim garantir uma aprendizagem significativa no processo educacional.”
Portanto, acredita-se que o grande desafio de superação é não desistir jamais, aproveitar as oportunidades para se preparar, pois não existe fórmula mágica para o ensino aprendizagem mas, o sucesso pedagógico depende da capacidade de expressar competência intelectual uma vez que o professor não precisa ser perfeito mas, ser um bom profissional para administrar as novas tecnologias de ponta.

REFERÊNCIA:
MORAN, José Manuel. O que é um bom curso a Distância? Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/bom curso.htm em 24/04/2013.
 _________________. Contribuições para uma pedagógia da Educação on-line disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/contrib.htm em 24/04/2013.
__________________. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá- Campinas, SP:Papirus.2007.

Atendimento Educacional Especializado

Fazendo minha pesquisa na busca de novos saberes sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), encontrei e indico a você que tem curiosidade em se aprofundar no serviço prestado pela educação especial de tudo que acontece neste espaço como: atividades, estratégias, as políticas voltadas para essa tema, público-alvo, objetivos e matérias didático e pedagógico faça uma leitura completa mais aprofundada sobre esse tema. Através desses slides e blogs você faz uma reflexão  e tira suas dúvidas a respeito do mesmo.

REFERÊNCIA:

O Atendimento Educacional Especializado  (http://www.slideshare.net/guest3d615bd/o-atendimento-educacional-especializado-aee-nas-escolas)
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)  (http://elaineaee.blogspot.com.br/2011/10/atendimento-educacional-especializado.html)

Comentários sobre os vídeos

Com relação aos vídeos Helpdesk e Web 2.0 ambos retratam as novidades da tecnologia que vem para facilitar a vida das pessoas. O primeiro, traz uma crítica até mesmo engraçada, de uma pessoa que fica atrapalhada ao se deparar com uma nova tecnologia, que de certa forma lhe causa medo por ser desconhecida, vê como uma coisa de outro mundo. Isso reflete exatamente as dificuldades que temos ao depararmos pela primeira vez ou segunda com as novas tecnologias avançadas, não sabemos o que fazer, onde ligar ou desligar. Já o segundo, nos traz várias ferramentas importantes que facilitarão nosso trabalho de forma rápida e prática. Portanto, como Educadores precisamos nos preparar para acompanhar o avanço das novas tecnologias para desenvolver nossa prática pedagógica de forma criativa, dinâmica que venha estimular o aluno para que o mesmo possa interagir no processo.