quinta-feira, 5 de junho de 2014

RECURSOS E ESTRATÉGIAS PARA APOIAR ALUNOS COM TGD NO SEU DESENVOLVIMENTO

TRABALHANDO A ROTINA

Uma característica do aluno autista é a necessidade de ter segurança em sua rotina diária, para auxiliar nessa necessidade podemos montar a rotina semanal utilizando fichas / cartaz organizando a rotina diária/semanal do aluno Autista. Utilizar o sistema baseado em figuras ou fotos selecionadas de acordo com as necessidades e/ou interesses individuais. Quando o autista estabelece a associação entre a atividade e o símbolo facilita tanto a comunicação quanto à compreensão.

Organizar o ambiente físico da sala de aula a partir de placas que tenham desenhos para indicar coisas básicas como: Ir ao banheiro, comer, beber água, um brinquedo específico, sair de sala, etc. Essas placas devem ser trabalhadas com o aluno autista e esse com o tempo poderá se comunicar com a professora e os colegas mostrando o que quer. (Belisário Filho, 2010) Existe, com frequência, interesse por rotinas ou rituais não funcionais ou uma insistência irracional em seguir rotinas.







IMPORTÂNCIA DE ROTINA PARA AUTISTA NA SUA ADAPTAÇÃO
A rotina é importante para que a pessoa autista saiba o que vai ocorre no contexto familiar, social ou educacional que está inserida.  Neste sentido, permite o autista, tenha consistência da estruturação do trabalho que será desenvolvido.
Dentro deste contexto é necessário explicar para o autista a funcionalidade de cada objeto que o cerca, cada atividade, cada necessidade de limites. Uma vez que, o autista não entende pensamentos expressados através de metáforas, o pensamento subjetivo. Seu entendimento é literal á fala. Neste sentido, buscar estratégias dentro de suas reais necessidades como contar histórias, dramatizar com gestos e movimentos corporais, recontar história fazendo mudanças em cenas e falas, etc.
Para tanto, a rotina é essencial para que o autista se adapte ao novo ambiente, entenda a organização do contexto, fique calmo e possa interagir com seus pares. A técnica da antecipação para autista, evita que o mesmo se desestabilize quando ocorrem mudanças na rotina.
Dentro do contexto escolar, qualquer mudança requer uma preparação como troca de professor, antecipadamente mostra a foto do professor que o substituirá, mostra fotos dos diferentes ambientes, apresenta possíveis sons diferentes que ele vai ouvir, e assim por umas duas semanas as mudanças desta forma, o autista memoriza e a possibilidade de não aceitar a mudança na rotina quando esta ocorrer se desestabilizando emocionalmente será mais difícil.

PREPARAR A CRIANÇA COM AUTISMO PARA QUEBRAR ROTINAS
Geralmente, a criança com autismo, muitas vezes, mudanças inesperadas ser irritante ou causar ansiedade em uma situação inesperada. A perda de previsibilidade do que vai acontecer, então, é muitas vezes sinónimo de uma má resposta. A quebra de rotinas familiares juntamente com a inflexibilidade da criança gera uma resposta negativa. Para Mello, 2007, é comum e pode haver resistência à mudança na rotina e em detalhes do meio ambiente pessoal (tais como as movimentações de ornamentos ou móveis da casa).
Como podemos preparar as crianças para lidar com essas mudanças?
Empregar duas técnicas básicas. Uma é a antecipação do que vai acontecer. Isto é muito importante porque prepara a antecipação da criança para a ação futura, reduzindo a ansiedade que uma mudança inesperada será produzida. A outra é a introdução de mudanças progressivas nas rotinas mais suscetíveis à mudança. Estas mudanças são sempre realizadas de forma gradual, e vamos gradualmente introduzir novas alterações na rotina, então você acaba ficando uma mudança de rotina como algo mais. Vamos trabalhar para a flexibilidade e a eliminação de passatempos ou obsessões.

REFERENCIA
Belisário Filho, José Ferreira. A Educação Especial na Perspectiva da
Inclusão Escolar: transtornos globais do desenvolvimento / José Ferreira Belisário Filho, Patrícia Cunha. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]:
Universidade Federal do Ceará, 2010.

Mello, Ana Maria S. Ros de Autismo: guia prático / Ana Maria S. Ros de Mello; cola- 7. ed boração: Marialice de Castro Vatavuk. . __ 6.ed. __ São Paulo : AMA ; Brasília : CORDE, 2007

2 comentários:

  1. Ola Renecy,

    Muito pertinente as sugestões de atividades proposta, estão adequadas e interessantes para desenvolvermos com alunos com TGD.Tais recursos como calendários e pranchas de comunicação são de extrema importância na construção linguagem e comunicação bem como proporcionam adequações de rotinas que são importantíssimas na formação de aluno com TEA.

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  2. Olá Renecy

    Estudos apontam que muitos comportamentos que caracterizam a TEA também são compartilhados por outros transtornos.
    A rotina ou rituais não funcionais, com base no que Belisário (2010) diz, é um interesse desse público como característica. Nesse sentido sua atividade potencializa a flexibilização nos interesses e assuntos a serem ensinados.

    Parabéns

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