TRABALHANDO A ROTINA
Uma característica
do aluno autista é a necessidade de ter segurança em sua rotina diária, para
auxiliar nessa necessidade podemos montar a rotina semanal utilizando fichas /
cartaz organizando a rotina diária/semanal do aluno Autista. Utilizar o sistema
baseado em figuras ou fotos selecionadas de acordo com as necessidades e/ou
interesses individuais. Quando o autista estabelece a associação entre a
atividade e o símbolo facilita tanto a comunicação quanto à compreensão.
Organizar o ambiente físico da sala de aula a partir de
placas que tenham desenhos para indicar coisas básicas como: Ir ao banheiro,
comer, beber água, um brinquedo específico, sair de sala, etc. Essas placas
devem ser trabalhadas com o aluno autista e esse com o tempo poderá se
comunicar com a professora e os colegas mostrando o que quer. (Belisário Filho,
2010) Existe, com frequência,
interesse por rotinas ou rituais não funcionais ou uma insistência irracional
em seguir rotinas.
IMPORTÂNCIA DE ROTINA PARA AUTISTA NA SUA ADAPTAÇÃO
A
rotina é importante para que a pessoa autista saiba o que vai ocorre no
contexto familiar, social ou educacional que está inserida. Neste sentido, permite o autista, tenha
consistência da estruturação do trabalho que será desenvolvido.
Dentro
deste contexto é necessário explicar para o autista a funcionalidade de cada
objeto que o cerca, cada atividade, cada necessidade de limites. Uma vez que, o
autista não entende pensamentos expressados através de metáforas, o pensamento
subjetivo. Seu entendimento é literal á fala. Neste sentido, buscar estratégias
dentro de suas reais necessidades como contar histórias, dramatizar com gestos
e movimentos corporais, recontar história fazendo mudanças em cenas e falas,
etc.
Para
tanto, a rotina é essencial para que o autista se adapte ao novo ambiente,
entenda a organização do contexto, fique calmo e possa interagir com seus pares.
A técnica da antecipação para autista, evita que o mesmo se desestabilize quando
ocorrem mudanças na rotina.
Dentro do contexto
escolar, qualquer mudança requer uma preparação como troca de professor,
antecipadamente mostra a foto do professor que o substituirá, mostra fotos dos
diferentes ambientes, apresenta possíveis sons diferentes que ele vai ouvir, e
assim por umas duas semanas as mudanças desta forma, o autista memoriza e a
possibilidade de não aceitar a mudança na rotina quando esta ocorrer se
desestabilizando emocionalmente será mais difícil.
PREPARAR
A CRIANÇA COM AUTISMO PARA QUEBRAR ROTINAS
Geralmente,
a criança com autismo, muitas vezes, mudanças inesperadas ser irritante ou
causar ansiedade em uma situação inesperada. A perda de previsibilidade do que
vai acontecer, então, é muitas vezes sinónimo de uma má resposta. A quebra de
rotinas familiares juntamente com a inflexibilidade da criança gera uma
resposta negativa. Para Mello, 2007, é comum e pode haver resistência à mudança na
rotina e em detalhes do meio ambiente pessoal (tais como as movimentações de
ornamentos ou móveis da casa).
Como podemos preparar as crianças
para lidar com essas mudanças?
Empregar duas técnicas básicas. Uma é a antecipação do que vai acontecer. Isto é muito importante porque prepara a antecipação da criança para a ação futura, reduzindo a ansiedade que uma mudança inesperada será produzida. A outra é a introdução de mudanças progressivas nas rotinas mais suscetíveis à mudança. Estas mudanças são sempre realizadas de forma gradual, e vamos gradualmente introduzir novas alterações na rotina, então você acaba ficando uma mudança de rotina como algo mais. Vamos trabalhar para a flexibilidade e a eliminação de passatempos ou obsessões.
Empregar duas técnicas básicas. Uma é a antecipação do que vai acontecer. Isto é muito importante porque prepara a antecipação da criança para a ação futura, reduzindo a ansiedade que uma mudança inesperada será produzida. A outra é a introdução de mudanças progressivas nas rotinas mais suscetíveis à mudança. Estas mudanças são sempre realizadas de forma gradual, e vamos gradualmente introduzir novas alterações na rotina, então você acaba ficando uma mudança de rotina como algo mais. Vamos trabalhar para a flexibilidade e a eliminação de passatempos ou obsessões.
REFERENCIA
Belisário Filho, José
Ferreira. A Educação Especial na Perspectiva da
Inclusão Escolar:
transtornos globais do desenvolvimento / José Ferreira Belisário Filho, Patrícia
Cunha. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial;
[Fortaleza]:
Universidade Federal do
Ceará, 2010.
Mello, Ana Maria S. Ros
de Autismo: guia prático / Ana Maria S. Ros de Mello; cola- 7. ed boração:
Marialice de Castro Vatavuk. . __ 6.ed. __ São Paulo : AMA ; Brasília : CORDE,
2007
Ola Renecy,
ResponderExcluirMuito pertinente as sugestões de atividades proposta, estão adequadas e interessantes para desenvolvermos com alunos com TGD.Tais recursos como calendários e pranchas de comunicação são de extrema importância na construção linguagem e comunicação bem como proporcionam adequações de rotinas que são importantíssimas na formação de aluno com TEA.
Olá Renecy
ResponderExcluirEstudos apontam que muitos comportamentos que caracterizam a TEA também são compartilhados por outros transtornos.
A rotina ou rituais não funcionais, com base no que Belisário (2010) diz, é um interesse desse público como característica. Nesse sentido sua atividade potencializa a flexibilização nos interesses e assuntos a serem ensinados.
Parabéns