A
Sala de Recursos Multifuncionais são espaços necessários para acontecer o
atendimento educacional especializado - AEE, mas para tanto é importante que
esse espaço tenha estrutura para dar suporte ao AEE com materiais didáticos e
pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para atender
os alunos do ensino especial nas escolas de forma eficaz. Uma vez que, segundo
o Decreto nº 7611/11, a sala de Recursos Multifuncionais tem caráter de
complementar ou suplementar à formação dos alunos público alvo da educação
especial, em turno contrário à escolarização. O mais importante é o
direcionamento que o professor do AEE busca para integrar a proposta pedagógica
da escola e garantir o sucesso desse aluno, como seu desenvolvimento dentro
deste contexto.
Nesta
perspectiva, o papel do professor na escola é significante, porém ele precisa
ter uma formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação
especifica da educação especial, pois são muitas suas atribuições no AEE que
exigirá esse conhecimento para que processo flua. Para tanto, ele precisa
conhecer seu aluno, suas necessidades e limitações para que possa elaborar seu
plano de execução a ser desenvolvido no AEE. Assim como, estabelecer
articulações com família, professores do ensino regular, e outros serviços
sociais que venham complementar ou suplementar o seu desenvolvimento
educacional.
Neste sentido, é de fundamental
importância que o professor de AEE, faça um estudo de caso para que possa
conhecer e identificar da melhor maneira como tudo ocorreu e porque determinado
problema é ocasionado, fazendo as observações e entrevistas com o professor e
com os familiares para que, o professor possa compreender melhor as causas do
aluno, e suas potencialidades a serem desenvolvidas no âmbito do AEE e se
possível fazer pesquisa bibliográfica para enriquecer seus conhecimentos sobre
tal problemática. Para que assim, busque sarnar tal problema com recursos de
acessibilidade e estratégias que promova a participação do aluno nas atividades
escolares e desenvolva sua aprendizagem
e assim, sua participação na sociedade.
Portanto, o professor após ter
todos esses conhecimentos de causas a respeito de seu aluno é necessário à
elaboração e execução do Plano de Atendimento Educacional Especializado que
contribui para o desenvolvimento do aluno na sala de Recursos Multifuncional
uma vez que, é desenvolvido justamente para suprir suas necessidades. Logo, o
professor buscará mecanismo para romper as barreiras, ajudando seu aluno nas
áreas em que tenha maiores dificuldades, e assim avalia-lo sistematicamente
através de registros para que o mesmo possa alcançar sua autonomia e se integra
na sociedade.
Olá colega! Sem sombra de duvida que um ambiente escolar que tenha alunos especiais tem que ter um professor do AEE acredito que seja ele que será o porta voz deste alunado dentro da sala regular e fora dela em outros ambiente escolar é que fará um estudo e caso de cada aluno do AEE e planejará juntamente com o professor da sala comum para atingirem os objetivos propostos para estes alunos, além de que este profissional que vai informar a todos da escola quanto a inclusão e o que fazer para inserir estes alunos no ambiente escolar.
ResponderExcluirOlá querida!!!
ResponderExcluirAcredito Rose, que o AEE, assume essa responsabilidade de buscar a autonomia do aluno, seu bem estar em todos os ambientes escolar, pois, além de estudar o caso, o especialista do AEE terá que encontrar estratégias e soluções do problema que venha melhorar e desenvolver o potencial do aluno.