domingo, 4 de agosto de 2013

Atendimento Educacional Especializado - AEE



A Sala de Recursos Multifuncionais são espaços necessários para acontecer o atendimento educacional especializado - AEE, mas para tanto é importante que esse espaço tenha estrutura para dar suporte ao AEE com materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para atender os alunos do ensino especial nas escolas de forma eficaz. Uma vez que, segundo o Decreto nº 7611/11, a sala de Recursos Multifuncionais tem caráter de complementar ou suplementar à formação dos alunos público alvo da educação especial, em turno contrário à escolarização. O mais importante é o direcionamento que o professor do AEE busca para integrar a proposta pedagógica da escola e garantir o sucesso desse aluno, como seu desenvolvimento dentro deste contexto.
Nesta perspectiva, o papel do professor na escola é significante, porém ele precisa ter uma formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação especifica da educação especial, pois são muitas suas atribuições no AEE que exigirá esse conhecimento para que processo flua. Para tanto, ele precisa conhecer seu aluno, suas necessidades e limitações para que possa elaborar seu plano de execução a ser desenvolvido no AEE. Assim como, estabelecer articulações com família, professores do ensino regular, e outros serviços sociais que venham complementar ou suplementar o seu desenvolvimento educacional.
Neste sentido, é de fundamental importância que o professor de AEE, faça um estudo de caso para que possa conhecer e identificar da melhor maneira como tudo ocorreu e porque determinado problema é ocasionado, fazendo as observações e entrevistas com o professor e com os familiares para que, o professor possa compreender melhor as causas do aluno, e suas potencialidades a serem desenvolvidas no âmbito do AEE e se possível fazer pesquisa bibliográfica para enriquecer seus conhecimentos sobre tal problemática. Para que assim, busque sarnar tal problema com recursos de acessibilidade e estratégias que promova a participação do aluno nas atividades escolares e desenvolva sua aprendizagem  e assim, sua participação na sociedade.
Portanto, o professor após ter todos esses conhecimentos de causas a respeito de seu aluno é necessário à elaboração e execução do Plano de Atendimento Educacional Especializado que contribui para o desenvolvimento do aluno na sala de Recursos Multifuncional uma vez que, é desenvolvido justamente para suprir suas necessidades. Logo, o professor buscará mecanismo para romper as barreiras, ajudando seu aluno nas áreas em que tenha maiores dificuldades, e assim avalia-lo sistematicamente através de registros para que o mesmo possa alcançar sua autonomia e se integra na sociedade.

2 comentários:

  1. Olá colega! Sem sombra de duvida que um ambiente escolar que tenha alunos especiais tem que ter um professor do AEE acredito que seja ele que será o porta voz deste alunado dentro da sala regular e fora dela em outros ambiente escolar é que fará um estudo e caso de cada aluno do AEE e planejará juntamente com o professor da sala comum para atingirem os objetivos propostos para estes alunos, além de que este profissional que vai informar a todos da escola quanto a inclusão e o que fazer para inserir estes alunos no ambiente escolar.

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  2. Olá querida!!!
    Acredito Rose, que o AEE, assume essa responsabilidade de buscar a autonomia do aluno, seu bem estar em todos os ambientes escolar, pois, além de estudar o caso, o especialista do AEE terá que encontrar estratégias e soluções do problema que venha melhorar e desenvolver o potencial do aluno.

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