TECNOLOGIA
ASSISTIVA
Aranha Mola:
É
produzido com um arame revestido, onde os dedos e canetas são encaixados. O
objetivo deste recurso é estabilizar ou auxiliar nos movimentos de pessoas com
deficiência física nas atividades em que utilizam lápis, caneta ou pincel.
Aplicabilidade:
Aranha Mola é uma tecnologia assistiva que auxilia o aluno na construção
das tarefas escolares, que favorecerá em sua habilidade motora fina, pois as
crianças com deficiência enfrentam problema de manejo do lápis, giz de cera ou
pincel. Diante disso, esse recurso vem ampliar as atividades funcionais da
pessoa com deficiência, colocando um recurso facilitador que contribuirá no seu
desempenho acadêmico nas tarefas solicitadas. Logo, esse recurso será aplicado à
habilidade motora fina, que contribuirá no desenvolver de suas habilidades e
necessidades para que conquiste sua autonomia, independência e inclusão.
Como manusear
ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na
Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério
da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal
do Ceará, 2010.
Olá Renecy, seu recurso postado é excelente para trabalharmos a coordenação motora fina dos alunos com deficiência. Gostaria de saber se há outra sugestão para a aplicabilidade deste recurso ou ele fenece apenas nas habilidades q vc cita? Existe outra habilidade funcional do aluno com deficiência q poderia ser ampliada através do uso deste recurso?
ResponderExcluirAguardo resposta. T+
Olá Amiraldo, esse recurso desenvolve além da coordenação motora outras habilidades como desenho e pintura onde o aluno representa seus sentimentos e conhecimentos, criatividade artística, facilidade na produção da escrita, além de desenvolver sua atenção e cognição.
ExcluirRenecy, percebe - se que este recurso é adequado para trabalhar a coordenação motora fina dos alunos que têm dificuldades em produzir a escrita, desenhos. Com relação ao tempo que o aluno terá autonomia, é de acordo com o grau de dificuldade que ele tem na coordenação?
ResponderExcluirAcredito que o desenvolvimento do potencial do aluno se dará pelo espaço estimulador para desenvolver suas habilidades e principalmente o mediador competente e compromissado no processo de ensino e aprendizagem do aluno. Pois sua atitude do mediador é importante no sentido de influenciar positivo ou negativo na conduta futura do aluno.
ExcluirOlá, colega o recurso escolhido, é de suma importância para os alunos DF na pratica da escrita, desenvolvimento da coordenação, logo, conclui-se que este recurso deverá ser bem trabalhado para que o aluno possa fazer uso adequadamente do mesmo uma vez que o mesmo requer habilidades para manusear.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirRenecy , você postou imagem de um recurso da tecnologia assistiva que até pouco tempo eu não tinha conhecimento, sendo este um recurso muito bem elaborado e de grande importância para pessoas com algum tipo de limitação desenvolver suas habilidades motora fina já que permite um melhor manuseio do material utilizado.Porém Renecy acredito que por meio desse recursos pode-se desenvolver também as habilidades cognitivas relacionadas a criatividade, memória. Imagina que com o lápis ou pincel preso ao aranha mola a pessoa pode explora todo papel usando sua imaginação não acha? Podendo criar formas variadas, trabalha cores, além da produção da escrita.
Olá Renecy, a aranha mola é um recurso que facilita bastante na autonomia do educando, pois possibilita que o mesmo escreve, pinte, contorne, estimula a coordenação motora, enfim, dependendo das limitações físicas do aluno, este recurso facilita muito sua participação nas atividades escolares.
ResponderExcluirOlá Renecy, este recurso escolhido por você é bastante interessante e importante principalmente por ser de fácil aquisição, a aranha mola é um recurso de baixa tecnologia e extremamente útil para aqueles que possuem dificuldade de manusear o lápis ou caneta. Vem a ser também um facilitador para a escrita, movimento de pinça e pintura, e até mesmo dependendo da dificuldade pode ser um reeducador e auxiliar nos movimentos da mão. É um recurso que permite a participação do aluno nas atividades escolares e maior desenvolvimento do mesmo, uma vez que o recurso permite e dá autonomia para quem o utiliza.
ResponderExcluir